30 julho 2006

Contexto

Na sociedade atual fica cada vez mais evidente que o conhecimento é o mais importante diferencial competitivo para a maioria das organizações.




Um exame das diversas classes de conhecimento organizacional iria destacar o conhecimento contido na mente daqueles que tomam decisões ousadas, ou daqueles que realizam atividades complexas e resolvem difíceis problemas sem uma noção exata da rotina operacional seguida, ou do método de solução aplicado.

Destacaria também aquele conhecimento que faz com que o cliente guarde na lembrança quem o atendeu de forma muito especial, falando a sua linguagem, entendendo suas necessidades e o tratando como se ele fosse único.


Neste contexto, dentre os desafios que surgem destaca-se aquele relativo ao desenvolvimento, propagação e incorporação deste saber na cultura da organização, mas a prioridade vai para o desafio de minimizar as perdas que ocorrem quando os detentores deste tipo de conhecimento são transferidos, promovidos, vão para outra organização, ou morrem.
Antônio Sérgio Lins de Carvalho
Julho de 2006


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.


Free Hit Counter